quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Intel apresenta memória NAND de 128Gb

Com apenas 20 nanômetros, o chip cabe na ponta de um dedo


A Intel e a Micron apresentaram o primeiro chip NAND de 128Gb (gigabit), que será capaz de ampliar a capacidade de armazenamento dos dispositivos móveis e cartões de memória.
Segundo as empresas, a nova memória flash de 20nm será capaz de dobrar a capacidade de armazenamento e de desempenho do atual chip NAND de 64Gb.

O chip poderá armazenar até 2TB (terabytes) de dados em um disco SSD de 2,5’’ (sendo 128GB cada chip) e até 1TB nos formatos de cartões de memória usados em ultrabooks e no Macbook Air.
O componente utiliza tecnologia MLC, onde cada célula flash individual (a menor unidade flash, responsável por armazenar apenas um valor) poderá ser ajustada para diversos valores diferentes.
Sua performance chega a 333 megatransferências por segundo (MT/s), em um formato de dados com oito lados. As empresas afirmam que a novidade poderá servir para dispositivos móveis e portáteis, bem como para servidores.
O chip de 128Gb começará a ser produzido em janeiro e os primeiros dispositivos com a tecnologia chegam em meados de 2012. Além disso, as empresas também anunciaram a produção em massa da memória NAND flash de 64Gb e 20nm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário