terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dez ferramentas indispensáveis aos usuários de cloud


JR Raphael, Computerworld/EUA


Armazenar dados na nuvem pode ser uma ótima estratégia para a empresa. Um modelo poderoso para os negócios.

Cloud computing chegou para ficar. Algumas tecnologias podem ser usadas para aprimorar a experiência do modelo.
Para muitos, a nuvem mudou a forma de trabalhar. Graças a serviços como Gmail, Dropbox, Facebook e Instapaper, praticamente toda a nossa vida [fotos, documentos, contatos e muito mais] estão no mundo on-line. Portanto, é hora de assumir o controle desse novo universo, não acha?

Pequenas ações podem transformar a nuvem em um lugar poderoso e personalizado. Tudo o que você precisa é de alguns add-ons e outras ferramentas para desfrutar do potencial dos serviços mais populares da web.

Abaixo, veja dez ferramentas essenciais que vão ajudá-lo a tirar o máximo proveito da experiência em nuvem. São soluções que podem ser usadas no computador, por meio de um navegador ou a partir de um software instalado na máquina. Algumas das plataformas podem ser usadas em dispositivos móveis também.

Antes de conhecer cada uma das plataformas, tenha em mente que elas exigem um certo nível de acesso aos seus dados. Certifique-se de rever as permissões listadas para cada aplicação e usá-las somente se você e/ou a empresa estão confortáveis com o nível de acesso de que necessita da ferramenta.



Cloud Save

Ao navegar na web e ver algo que você quer guardar para ler mais tarde, a nuvem pode ser uma boa alternativa. Como acontece em muitos serviços, você primeiro tem de salvar um arquivo em seu computador, em seguida, movê-lo para o serviço de armazenamento em nuvem. Essa etapa extra é eliminada com o Cloud Save, uma extensão gratuita do navegador Google Chrome.

A plataforma integra uma série de serviços baseados em nuvem no navegador para acesso rápido e fácil. Tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse em qualquer link ou imagem, em qualquer lugar na web, e encontrar a opção "Cloud Save" no menu. De lá, você escolhe o serviço de sua escolha, e pronto. O arquivo é enviado para a nuvem.

O Cloud Save suporta Dropbox, Google Docs, Box.net, Amazon Cloud Drive, Windows Live SkyDrive, SugarSync, Facebook, Picasa, Flickr e vários outros serviços.

Syncdocs

Se a sincronização completa entre o Google Docs e o PC é o que você está buscando, o Syncdocs é a ferramenta de que você precisa. A solução nativamente integra o Google Docs para o Windows 7, Vista ou XP, mantendo uma pasta de processamento de texto do computador continuamente sincronizada com sua conta do Google Docs.

O ponto forte do Syncdocs é que ele é transparente. Assim, uma vez que você o instala no PC, nunca terá de fazê-lo novamente. O programa é executado em segundo plano, de imediato, empurrando as alterações feitas no sistema local para o Google Docs e vice-versa. Você pode até mesmo colaborar em tempo real com outros usuários do Google Docs enquanto trabalha no programa de processamento de texto do PC.

O Syncdocs pode sincronizar qualquer tipo de arquivo. A única limitação é a quantidade de espaço de armazenamento disponível na conta do Google Docs. Por padrão, as contas pessoais do Google vêm com 1GB de armazenamento para arquivos que não estão no formato do Google Docs, com espaço adicional disponível para compra. Os arquivos que estão no formato do Google Docs não contam no limite de armazenamento.

O Syncdocs manterá até 250 arquivos sincronizados de forma gratuita. Para a experiência completa, vale investir 20 dólares ao ano. 

IFTTT

Não deixe que o nome estranho assuste você. IFTTT é a abreviação de "If This, Then That". Trata-se de uma ferramenta robusta que pode adicionar camadas de automação para a nuvem. Assim como um serviço web browser e agnóstico de sistema operacional, ele se conecta diretamente a outros serviços baseados na internet e interage com eles.

No IFTTT você pode, por exemplo, informar monitorar sua página do Facebook e automaticamente pedir para o sistema fazer o upload de fotos marcadas para o Dropbox. Você pode configurá-lo para salvar automaticamente materiais de interesse do Google Reader para o Instapaper ou o Evernote. Você poderá até mesmo instruir o serviço a pegar qualquer foto que enviar para o Facebook e mandá-la automaticamente para o Picasa.

Atualmente, o IFTTT suporta cerca de 12 diferentes serviços, incluindo Dropbox, Facebook, Gmail, Google Calendar, Google Reader, Google Talk, Instagram, Instapaper e Twitter. Ele também tem suporte para telefone e interações SMS, o que lhe permite, por exemplo, receber uma mensagem de texto quando seu chefe lhe envia uma mensagem instantânea.

As possibilidades com essa ferramenta são praticamente infinitas – e o melhor de tudo, é totalmente gratuito.

Gmail Offline

Manter sua vida pessoal ou profissional na nuvem é bom, você sabe. Exceto quando a nuvem não está lá. Por isso, a Google criou uma forma de acessar a caixa de entrada off-line. Clique em Gmail Offline para verificar.

Gmail off-line é uma simples extensão do navegador Chrome. Uma vez instalado, você executa o utilitário uma vez para inicializá-lo, e é isso. Você pode, então, ler mensagens, gerenciar sua caixa de entrada e compor novas mensagens sem uma conexão de internet ativa. A versão gratuita irá sincronizar automaticamente as alterações na próxima vez que estiver on-line.

A Google agora oferece capacidades off-line para o Google Docs e Calendar, bem como os serviços. No entanto, devem ser ativados separadamente. Basta clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela em cada serviço e procurar o link para configurar o acesso off-line.

Gladinet Cloud Desktop

O Gladinet, aplicativo do Windows, permite mapear uma ampla gama de serviços de armazenamento em nuvem como unidades locais, dando-lhe acesso baseado em PC para todos os seus arquivos e informações.

Além disso, suporta a maioria dos serviços de nuvem: Amazon Cloud Drive, Box.net, Google Docs, Picasa, Windows Live SkyDrive e assim por diante. A edição gratuita permite configurar qualquer número de serviços.

Se você deseja executar funções mais avançadas, como a utilização de um serviço de armazenamento em nuvem para sincronizar uma pasta local de vários PCs, terá de desembolsar 50 dólares para comprar a edição profissional do Gladinet.

Checker Plus for Google Calendar

Trata-se de uma extensão gratuita do Chrome. A ferramenta possui integração com o Google Calendar, mesmo quando você não abre uma janela do navegador. O aplicativo libera um ícone personalizável ao lado da barra de endereços do Chrome. O ícone mostra uma lista dos próximos compromissos; clicando sobre ele traz uma visão interativa da agenda, o que lhe permite ler e gerenciar eventos, sem sair da página web que está navegando.

A ferramenta emite lembretes de eventos personalizados que aparecem na área de trabalho. Ele também pode ler os detalhes do evento. E o aplicativo faz a adição de novos eventos num piscar de olhos. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer e-mail ou texto destacado de uma página web e copiar as informações diretamente para o calendário a partir de lá. Você também pode adicionar eventos a partir da barra de endereços do Chrome, digitando ou falando em voz alta os detalhes.

Boomerang

Um add-on para Gmail. Permite escrever mensagens com antecedência e programá-las para serem enviadas em horários específicos. Ele pode ainda monitorar as mensagens enviadas e lembrá-lo para acompanhamento se você não receber uma resposta após um determinado período de dias.

O Boomerang integra diretamente no Gmail por meio de uma extensão do Firefox ou do Chrome. É possível acessá-lo por meio do site do Boomerang. O serviço é gratuito, mas depois de um mês, poderá executar somente dez ações por mês nenhum acesso móvel é permitido a menos que você faça uma assinatura, que varia de 5 dólares por mês ou 50 dólares ao ano.

CompanionLink

Não importa o quanto você goste do Gmail e do Google Calendar, às vezes você precisa de uma ferramenta de desktop como o Outlook ou o Lotus Notes. É aí que entra o CompanionLink, software que mantém o aplicativo de sua escolha em sincronia com o Google. Com isso, permite visualizar, editar e adicionar informações do desktop.

A sincronização do CompanionLink com o Google-Outlook custa 50 dólares, o Google-Lotus Notes é executado por 80 dólares. A empresa oferece uma variedade de outras opções de sincronização, incluindo um software que trabalha com serviços como GroupWise, Zoho e Salesforce. Para servidor de correio, oferece opções de produtos para se conectar com Windows Live, além do Google. CompanionLink está disponível para o Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Suporte para Mac deve ser lançado em breve. 

Chrome Remote Desktop

O Chrome Remote Desktop, ainda em beta, permite acessar e controlar qualquer PC remotamente, a partir do browser. Tudo o que você precisa é a extensão Chrome; nenhum software adicional é necessário. Isso significa que o serviço funciona em praticamente qualquer sistema operacional: Windows, Mac, Linux ou mesmo Chrome OS.

O Chrome Remote Desktop atualmente requer que alguém aceite o início de uma nova sessão manualmente em ambos os lados. Assim, é voltado principalmente para solução de problemas no computador de outra pessoa, uma mão na roda do help desk. A Google diz que planeja expandir o Chrome Remote Desktop para permitir acesso remoto sem presença física, o que deve tornar a ferramenta ainda mais útil.

Anesidora

Amplie sua experiência de nuvem com o Anesidora, extensão do Chrome para o Pandora, serviço de streaming de música. A ferramenta possibilita uma experiência completa no Pandora sem a necessidade de manter um guia do serviço aberto no navegador.

A extensão funciona ao adicionar um ícone na barra de ferramentas do Chrome. A primeira vez que você usá-lo, precisa entrar com as credenciais do Pandora. Depois que, ao clicar no ícone, instantaneamente aparecerá um painel de controle completo do serviço. O painel fica visível em qualquer página na web. Assim, nunca será preciso interromper o fluxo de trabalho para navegar em outros sites.

O Anesidora permite que fazer tudo o que o Pandora faz: escolher estações, pausar e pular músicas, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário