quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Analise de SWOT: O Grande Inicio


O termo SWOT é uma sigla em inglês, que significa: Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil esta técnica creditada por Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, é conhecida também pela sigla FOFA. 

Esta ferramenta apresenta um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa dividindo em duas esferas: Interno e externo. Interno, composto pelos itens forças e fraquezas; e externo, para às oportunidades e ameaças. Para CRUZ é a partir dessa divisão que é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico. 

Para quem está começando a empreender, estudar os ambientes que circundam a empresa é essencial; pois geralmente, tudo é novo para o empreendedor e ter uma forma de analisar o ambiente em que está inserindo o seu negocio é uma arma fundamental para ampliar o ciclo de vida da empresa.

O objetivo da analise de SWOT é permitir um olhar objetivo das forças que compõem o seu negócio, isto possibilita que você possa desenvolver e firmar bem sua estratégia empresarial, porem para isso é necessário seguir alguns passos básicos; Através de um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um produto e/ou serviço de primeira é uma força da sua empresa; a falta de capacidade de atender e/ou disponibilizar esses produtos e/ou serviços é uma fraqueza da sua empresa; a crescente demanda do mercado pelos produtos e/ou serviços da sua empresa é uma oportunidade para sua empresa e a entrada de empresas concorrentes aos seus produtos e/ou serviços pode ser considerado uma ameaça uma vez que sua empresa não tem capacidade de atender a toda à demanda de mercado. 

Realizado o levantamento dos dados é chegada a hora de cruzar as informações, dessa maneira, seja possível encontrar alternativas para a sua operação de negócios. Combinando fatores externos e internos; você terá a chance de saber como suas forças podem servir como impulso para aproveitar as oportunidades já existentes no mercado, ou, ainda, saber como deve se reposicionar em relação às fraquezas para não sofrer as consequências das ameaças encontradas. 

O plano de ação para sua empresa deve ser descrita através de objetivos e metas controlados por um plano estratégico, medindo o andamento de cada meta e ajustando caso necessário alguns pontos para chegar na situação almejada.

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