A Gestão do conhecimento possui objetiva controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar, de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. [wikipédia]
Alguns tópicos sobre gestão do conhecimento
- A Gestão do Conhecimento custa caro, a ignorância é caríssima;
- A Gestão do Conhecimento efetiva requer soluções que combinem pessoas e tecnologia;
- Gestão do Conhecimento, é altamente política;
- Gestão do Conhecimento requer gestores do conhecimento;
- Gestão do Conhecimento se beneficia mais de mapas do que de modelos mais de mercados do que de hierarquias;
- O compartilhamento e uso do conhecimento são comportamentos antinaturais;
- Gestão do Conhecimento significa arrumar os processos de trabalho relacionados com o conhecimento;
- O acesso ao conhecimento é apenas único;
- Gestão do Conhecimento nunca tem fim;
- Gestão do Conhecimento requer um contrato de conhecimento.
- A Gestão do Conhecimento tem origem e reside na cabeça das pessoas;
- O compartilhamento da Gestão do Conhecimento exige confiança;
- A tecnologia possibilita novos comportamentos ligados à Gestão do Conhecimento;
- O compartilhamento da Gestão do Conhecimento deve ser estimulado e recompensado;
- Apoio da direção e recursos são essenciais;
- Iniciativas da Gestão do Conhecimento devem começar por um programa piloto;
- Aferições quantitativas são necessárias para avaliar a iniciativa;
- O conhecimento é criativo e deve ser estimulado a se desenvolver de forma incentivada.
- Nenhuma definição organizacional do conhecimento;
- Ênfase no estoque do conhecimento em detrimento do fluxo do conhecimento;
- Reconhecer o conhecimento como predominantemente fora da cabeça das pessoas;
- Não criar contexto compartilhado;
- Desconsiderar o papel do conhecimento tácito;
- Desconsiderar a Gestão do Conhecimento dos seus usuários;
- Diminuir/desconsiderar a importância relativa do pensamento e da argumentação;
- Priorizar ou focar no passado/presente e não o futuro;
- Não reconhecer a importância da experiência (tentativaXerro);
- Substituir o contato humano pelo contato tecnológico;
- Buscar desenvolver o conhecimento sem base organizacional.
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