quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aprenda a instalar o Windows a partir de um pendrive

Rafael Rigues, PCWorld Brasil
31/08/2011
Utilitário gratuito facilita a vida na hora de colocar qualquer versão recente do sistema em um netbook
Netbooks são baratos, pequenos, leves e práticos, mas tem algumas limitações em relação aos notebooks tradicionais, entre elas a ausência de um leitor ou gravador de CDs e DVDs. Embora a omissão não incomode no dia-a-dia, pode ser um problema se você precisar reinstalar o sistema operacional, ou se quiser trocar o Windows que veio em seu netbook (XP ou Vista) pelo Windows 7.
Leia também
Talvez por isso uma das nossas matérias mais populares é “Como instalar o Windows 7 em um netbook”, que publicamos em 2009 e ensina a criar um pendrive de instalação do Windows, copiando os arquivos de um DVD. Embora funcione, o método que mencionamos naquele artigo exige muito trabalho manual, incluindo uma passagem pela linha de comando.
wintoflash_selecao-360px.jpg
WinToFlash: utilitário facilita a criação de um pendrive de instalação do Windows
Felizmente, nos últimos tempos surgiram novas ferramentas para facilitar o processo. Entre as melhores (e mais fáceis) que já vimos o destaque vai para o WinToFlash, um utilitário da Novicorp que automatiza todo o trabalho. Ele é gratuito para uso pessoal, embora exiba anúncios durante o uso, funciona com várias versões do Windows (XP, Vista, Server, 7) e pode ser baixado no site do fabricante (clique no link “Last version via FTP”).
Você também irá precisar de um PC com Windows e um drive de DVD, um DVD de instalação do Windows e de um pendrive de pelo menos 4 GB. Certifique-se de que não haja nenhum arquivo importante no pendrive, já que ele será formatado automaticamente durante o processo, e todo o seu conteúdo será perdido. Não diga depois que não avisamos.
Criando o pendrive
Baixe e descompacte o WinToFlash em uma pasta em seu PC e dê dois cliques no executável (chamado WinToFlash) para começar. Na primeira vez em que o programa for usado, um pequeno assistente de instalação será iniciado: clique em Next, aceite o contrato de licença, clique novamente em Next quando o programa perguntar se você tem um arquivo de licença (“Do you have a license file?”), aguarde ele baixar um anúncio, clique em Next eNext novamente para finalizar.
Agora podemos começar a transferência do conteúdo do DVD para o Pendrive. Clique no botão Windows Setup Transfer Wizard e em Next na janela que surge. Em Windows files path: indique onde está o DVD de instalação (clique em Select, em Computador e indique o drive de DVD com o disco), e faça o mesmo em USB Drive indicando o pendrive. Clique em Next, aceite os termos de licença do Windows marcando a opção I Accepted the terms of the license agreement e clique em Continue.
Se o pendrive não estiver vazio, você verá um grande alerta indicando que seu conteúdo será apagado. Basta clicar em OK e aguardar enquanto o WinToFlash copia os arquivos do DVD para o pendrive, transformando-o em um “disco de instalação”. O tempo necessário vai variar de acordo com o desempenho do pendrive: alguns são mais rápidos na cópia de arquivos do que outros. Em nosso teste com um DVD da versão de 64 Bits do Windows 7 e um pendrive genérico de 4 GB, foram necessário 25 minutos.
wintoflash_alerta-360px.jpg
Cuidado: todos os arquivos no pendrive serão apagados durante o processo
Com o pendrive pronto, basta dar boot no PC usando ele (consulte o manual do seu computador para mais informações) e seguir os passos na tela, exatamente como se você estivesse usando o DVD do Windows. Vale lembrar: o WinToFlash é apenas uma forma mais conveniente de instalar o Windows, e não “crackeia” ou modifica o sistema de nenhuma forma: você ainda precisará da chave de ativação que veio com o DVD para ativar o sistema.

Aprenda a instalar o Linux a partir de um pendrive

Rafael Rigues, PCWorld Brasil
08/09/2011
Quer experimentar o Linux em um netbook? Use o Unetbootin para criar um “pendrive de instalação” de quase qualquer distribuição disponível atualmente
Alguns dias atrás publicamos um artigo ensinando a instalar o Windows a partir de um pendrive, algo muito útil para os proprietários de netbooks, já que estas máquinas geralmente não tem um leitor ou gravador de CDs e DVDs. Mas o Windows não é o único sistema operacional que pode ser instalado em um netbook: o Linux também é uma boa alternativa, e há até mesmo versões feitas sob medida para estas máquinas.
Infelizmente, a maioria delas é distribuída na forma de arquivos chamados “imagens ISO” (uma cópia exata de todo o conteúdo de um CD ou DVD em um arquivo só), que devem ser gravados em um CD ou DVD para gerar um disco de instalação. Mas o que fazer se sua máquina não tem um drive óptico?
A solução é o Unetbootin, um utilitário gratuito e de nome estranho que, a partir de uma imagem ISO, é capaz de criar um pendrive de instalação de praticamente qualquer distribuição Linux existente. E você nem precisa baixar a imagem ISO: ele faz isso automaticamente pra você.
Leia também
» Aprenda a instalar o Windows a partir de um pendrive
Criando o pendrive
O Unetbootin tem versões para Windows, Linux e Mac OS X e seu uso não tem segredo: ele sequer precisa ser instalado, basta dar dois cliques no executável baixado. Na janela do programa há instruções simples de uso e alguns menus. Note que a primeira opção lá no topo da janela, chamada Distribuição, está marcada. Esta é a forma mais fácil de usar o Unetbootin: no menu == Selecione a Distribuição == escolha a distribuição Linux que você deseja instalar. Por exemplo, o Ubuntu. No menu ao lado escolha a versão, por exemplo a 11.04_Live.
unetbootin-360px.jpg
Unetbootin: crie um pendrive de instalação de qualquer distribuição Linux
Plugue um pendrive vazio (de pelo menos 2 GB) ao computador e indique qual é a unidade correspondente no menu Unidade no rodapé da janela (por exemplo, F:\. Cuidado para não selecionar nenhum HD externo por engano!). Agora é só clicar em OK e aguardar o download dos arquivos e sua cópia para o pendrive. Imagens ISO de distribuições Linux são arquivos grandes (às vezes ultrapassando os 700 MB), então você precisará de uma boa conexão de banda larga ou um pouco de paciência.
Se você já tem uma imagem ISO de sua distribuição Linux favorita (ou se ela não consta na lista de distribuições), não precisa baixar nada novamente. Na janela do Unetbootin marque Imagem de Disco em vez de Distribuição, selecione a opção ISO no menu ao lado e clique no botão com os "..." para indicar onde está a imagem ISO que você baixou. Novamente indique o pendrive para onde os arquivos serão copiados, clique em OK e aguarde o fim do processo,que deve demorar apenas alguns minutos.
Com o pendrive pronto em mãos, basta reiniciar seu computador, dar boot a partir dele (consulte o manual do seu computador para saber qual o procedimento correto para isto) e seguir os menus na tela. Se o CD de instalação de sua distribuição Linux for um “Live CD”, que permite a execução do sistema a partir do CD sem instalar nada no computador, você também terá esta opção no pendrive. Só lembre-se que nenhuma mudança que você fizer no sistema será salva.
Se você quer instalar o Linux no pendrive e quer que ele mantenha suas modificações (como se ele estivesse instalado em um HD), precisa de uma ferramenta como o Universal USB Installer. Mas esse é assunto para um próximo artigo. Até mais!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fluxograma - o que é e como fazer no Excel

Como fazer um Fluxograma

• Identifique e relacione todas as ações (atividades, operações) do processo ou procedimento a ser representado (mapeado) no fluxograma. Exemplo: pegar o material X, misturar..., esperar, analisar, transferir, entregar, decidir, comprar, descartar, etc.


• Em seqüência lógica, de dependência, coloque uma ação dentro de cada bloco do fluxograma. Interligue os blocos com setas mostrando a relação de seqüência entre as ações. Na figura acima você vê a“simbologia” usual para os blocos de fluxograma; na abaixo um exemplo de fluxograma incluindo as setas.

Para mais exemplos e aspectos conceituais sobre fluxogramas e algorítmos, veja citações e links no fim do artigo.


Como desenhar um Fluxograma

É fácil fazer ou desenhar fluxogramas em Excel. Mesmo sem conhecer o Excel.

A figura abaixo mostra um exemplo simples de um fluxograma feito em Excel.




Como fazer um fluxograma em Excel
Esse é mais um caso onde o melhor é aprender fazendo. Então abra o Excel e vamos lá!

Inicialmente verifique se na parte inferior da planilha tem os comandos “Desenhar”, “AutoFormas”, etc.. Caso não tenha, clique no Menu Principal em Exibir > Barras de Ferramentas > Desenho.

Clique então em AutoFormas > Fluxograma e escolha uma figura (comece com o retângulo). Posicione o mouse num ponto qualquer da área da planilha, arraste até onde desejar e solte. Seu primeiro bloco do fluxograma está pronto. Não se preocupe – depois você poderá alterar a posição, o tamanho, a cor, etc.
Se você clicar fora da área da figura (bloco do fluxograma), estará de volta ao Excel normal. Se ainda não clicou, pode continuar e já digitar o texto que deseja dentro do bloco. Se já estava fora, basta um duplo clique dentro do bloco.
Faça mais 2 ou 3 blocos para o seu fluxograma com o mesmo procedimento.

Para interligar dois blocos quaisquer do fluxograma clique em AutoForma > Conectores e escolha um tipo (comece com a seta básica). Passe o mouse sobre um bloco do fluxograma e clique sobre um dos pontos que surgem como opção. Vá até outro bloco e, da mesma forma, clique sobre onde deseja terminar a linha de ligação. Agora você poderá mover qualquer dos blocos, e a linha de interligação se moverá junto.

Dados estes passos iniciais, você pode aprender o restante praticamente sozinho, sem ler mais um monte de instruções (... mais chatas que as de receita culinária (para quem não gosta de cozinhar, como eu)).
Clique em “Desenhar” e leia as opções – todas – mesmo as eventualmente “inativas” (as “pálidas”). Só leia. São termos auto-explicativos – e você já ficará conhecendo todos os vários recursos úteis e prontos para usar que estão disponíveis para desenho de fluxogramas: alinhar os blocos, ajustar e igualar o espaço entre eles, etc., etc.. Agora clique num bloco (veja dicas abaixo) do seu fluxograma com o botão direito do mouse e escolha Formatar AutoForma – e você ficará sabendo como fazer ou alterar referente a cores, posição do texto, etc., etc..

A essa altura você já estará sabendo fazer um fluxograma como o da figura acima – ou mesmo um bem mais elaborado.

Veja um bom exemplo de fluxograma numa página do Sebrae, sobre um assunto também interessante: "como registrar uma marca"
Nos comentários deste artigo tem outros links para mais exemplos de fluxograma.

Dicas e macetes
• Caso queira conhecer e utilizar as formas “padronizadas” de blocosespecíficos para fluxograma, apenas pare o mouse sobre cada opção de figura (depois de clicar em AutoFormas > Fluxograma) e leia sua descrição. Na prática, o mais usual mesmo é só o retângulo.
• Para editar um texto já existente dentro de um bloco do fluxograma basta clicar sobre o mesmo (texto). Para clicar no bloco (por exemplo, para movê-lo de lugar) você deve clicar sobre a linha de contorno do mesmo.
• Para acrescentar termos externos aos blocos do fluxograma, como os SIM e NÃO do fluxograma da figura acima, use a Caixa de Texto – ícone que também está no rodapé.
• Para ajustar de forma mais fácil tamanho, largura e altura dos blocos do fluxograma, clique nos mesmos e arraste o mouse sobre os pontos que surgem em destaque.
• Para criar vários blocos do mesmo tamanho num fluxograma, clique em um, copie, e cole quantas vezes desejar.
• Ajuste o tamanho dos blocos do fluxograma depois de digitar todo o texto, sem se preocupar se ele não aparecer integralmente quando digitado.
• Para, por exemplo, alinhar dois ou mais blocos do fluxograma, você deve selecionar todos eles. Faça isso clicando sobre cada um mantendo a tecla “Ctrl” pressionada.
• Para um ajuste fino da posição de um bloco do fluxograma, após selecioná-lo, use as teclas de setas do teclado.

Observação
O fluxograma é um diagrama, um desenho, do mapeamento de um processo. O fluxograma é uma das mais importantes e úteis ferramentas de um Sistema de Qualidade. Aspectos conceituais sobre o conteúdo dos fluxogramas, nível de informações, como e quando aplicar fluxogramas, serão abordados em próximos artigos. Os sites Doce Blog e QualiBlogtambém tem um ótimo conteúdo sobre fluxogramas.
E a página Algorítmos, Fluxogramas e Pseudo-Código, do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior - Portugal, tem um ótimo artigo sobre fluxogramas para aplicações em programação.

Aprenda mais sobre Fluxograma no Seminário Operando Bien II.