terça-feira, 5 de abril de 2011

Experimente os produtos Microsoft sem complicação

Quer testar as versões completas dos produtos Microsoft sem se preocupar com a instalação e configuração? Então você precisa conhecer o VHD Test Drive Program.
Clicando no link acima você encontrará uma série de máquinas virtuais já preparadas com os principais produtos da Microsoft em suas versões mais recentes e completas: Windows Server, Exchange Server, SQL Server, System Center, Visual Studio e muito mais.
Um exemplo bem interessante dessa iniciativa da Microsoft em prover máquinas prontas para avaliação é a 2010 Information Worker Demonstration and Evaluation Virtual Machine (RTM). O download indicado consiste em dois servidores virtuais rodando o sistema operacional Windows Server 2008 R2. O primeiro servidor, 2010-7a, inclui o SharePoint Server 2010, Project Server 2010, Office 2010, Office Communicator 2007 R2, Visual Studio 2010, entre outros; sem falar que ele também tem um Active Directory com 200 usuários cadastrados com perfis completos e sincronizados com o SharePoint. O segundo servidor, 2010-7b, inclui o Exchange Server 2010. Os dois servidores pertencem ao mesmo domínio, ou seja, com eles é possível testar todos os recursos de comunicação integrados com o SharePoint e Exchange como email e mensagens instantâneas.
O download inclui um documento com instruções completas para configuração dos servidores virtuais (em inglês). Entretanto, como pré-requisito, você precisa ter um servidor físico com o Windows Server 2008 R2 rodando a role Hyper-V Server, responsável pelos serviços de virtualização que irão executar os servidores virtuais. Se você não tem um servidor disponível, você pode instalar uma versão de avaliação do Windows Server 2008 R2, lembrando que este sistema operacional só está disponível na versão 64-bit.
Preparando seu ambiente para testes
Antes do Windows 7 e Windows Server 2008 R2, para instalar um segundo sistema operacional em seu computador você precisava instalá-lo em uma partição do disco rígido diferente da que o sistema operacional principal estava instalado, o que na maioria dos casos não havia e acabava gerando a necessidade de softwares de terceiros para particionar o disco rígido e criar uma partição de boot com múltiplas opções.
Agora se você estiver utilizando o Windows 7 ou o Windows Server 2008 R2, você pode utilizar o recurso “Boot from VHD”. Basicamente, o que este recurso faz é permitir a instalação de um novo sistema operacional em um disco virtual (sigla VHD de Virtual Hard Disk, em inglês) que poderá residir na mesma partição do sistema operacional atualmente instalado; seu computador poderá ser iniciado por ele ou pelo VHD criado. É possível ainda a criação de diversos VHDs, criando assim um sistema de inicialização múltipla sem precisar criar partições de disco e utilizar ferramentas de terceiros.
Mas atenção! antes de instalar o Windows Server 2008 R2 e ativar a role Hyper-V, verifique se o seu hardware possui suporte a virtualização. Você faz isso através do utilitário de configuração da BIOS do computador, disponível ao ligar o micro através de uma tecla de atalho indicada. Se o processador é Intel, é necessário estar presente e habilitar a opção “Intel Virtualization Technology (Intel VT)”; se for AMD , a opção “AMD Virtualization” (AMD-V). Outra recurso que precisa ser ativado, caso seja apresentado na BIOS, é o “Data Execution Prevent (DEP)”, que pode ser indicado também pela expressão “Execute Disable Bit”
A quantidade de memória também é importante, pois no caso do exemplo citado acima, o servidor SharePoint vem pré-configurado para utilizar 5GB RAM e o servidor Exchange 1GB RAM, ou seja, você vai precisar de uma máquina com pelo menos 8GB RAM para rodar tudo com uma performance aceitável. Os servidores virtuais ocuparão bastante espaço em disco também (aprox. 55GB). Você pode utilizar um disco externo para hospedá-los. Apesar de não ser obrigatório, um disco rígido de 7200 rpm é bastante recomendável.
Como utilizar o “Boot from VHD”
O procedimento para utilizar esse recurso é bastante simples: criar um disco virtual (VHD) e registrá-lo na partição de boot. Em seguida realizar a instalação do sistema operacional no VHD criado. É importante lembrar que este recurso só está disponível para os sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2. Se você já possui outro sistema operacional diferente destes instalado no seu computador, o procedimento a seguir não funcionará corretamente.
Passos para configuração
Inicie o computador com o DVD do Windows Server 2008 R2. Na tela inicial de instalação escolha o idioma desejado para instalação. Na tela seguinte, pressione SHIFT+F10 para abrir o console de comando do WinPE.
No console do WinPE, execute os seguintes comandos:
Comando 
Descrição 
DISKPARTInicia o utilitário DISKPART
LIST VOLLista os volumes disponíveis para armazenar o novo disco virtual. Neste exemplo utilizaremos a unidade D:
CREATE VDISK FILE=D:\VHD\W2K8R2.vhd MAXIMUM=120000 TYPE=EXPANDABLECria um disco virtual de 120 GB do tipo “EXPANDABLE” (o espaço ocupado no disco físico cresce, até 120 GB, conforme a utilização). O tipo “FIXED” ocupará o espaço total de 120 GB no HD físico já na sua criação, mas a performance poderá ser melhor. O caminho indicado (D:\VHD) deve existir para que o disco virtual seja criado.
SELECT VDISK FILE=D:\VHD\W2K8R2.vhd Seleciona o disco virtual criado
ATTACH VDISKAdiciona o novo volume à lista
CRE PART PRICria a partição primária do disco
FORMAT FS=NTFS QUICKFormata o disco para poder ser utilizado
ASSIGN LETTER=Z:Atribui uma letra para a unidade
LIST VOL(Opcional) Lista os volumes atuais, inclusive o que acabou de ser criado
LIST VDISK(Opcional) Lista o disco virtual recém criado
EXITAbandona o utilitário DISKPART
EXITAbandona o console de comando do WinPE e retorna para a tela de instalação do Windows
Voltando à tela de instalação do Windows, instale o sistema operacional na unidade criada (Z: neste exemplo). Ao selecionar a unidade para instalação, caso seja exibida, ignore a mensagem informando que o Windows não pode ser instalado no disco/partição selecionado. Para saber sobre como instalar o Windows Server 2008 R2, clique aqui.
Finalizada a instalação, basta ativar a role Hyper-V (veja aqui como) para poder configurar os servidores virtuais e começar a testar os produtos instalados neles. Lembrando que as instruções para configuração dos servidores encontram-se no documento que acompanha o download.
Personalizando o boot menu
Após instalar um novo sistema operacional em seu computador, ao ligá-lo será apresentado um menu (boot menu) para escolha do sistema operacional desejado para inicialização. Se você instalar dois sistemas operacionais iguais, por exemplo, o seu boot menu irá apresentar entradas com a mesma descrição. Para identificá-las com nomes exclusivos, você utilizará o utilitário de linha de comando BCDEDIT. Veja o exemplo a seguir:
Após iniciar seu computador, abra um prompt de comando e execute o seguinte comando para listar as entradas atuais do seu boot menu:
 BCDEDIT /enum
Cada entrada listada possuirá um identificador na forma de um GUID ({F008AD13-6A80-47DB-8D63-BF7676DBE960}, por exemplo) ou {current} para o sistema operacional carregado atualmente. O texto que é exibido na inicialização corresponde à propriedade "description". Para editar a propriedade description, execute o seguinte comando:
 BCDEDIT /SET [IDENTIFIER] description “[DESCRIPTION]” onde, [IDENTIFIER] corresponde ao identificador da entrada conforme descrito acima.
Exemplo:
 BCDEDIT /SET {5f0fe01d-6486-11df-8ae4-f1cc6c57508f} description "SharePoint Server 2010"
Para remover uma entrada do menu, utilize o seguinte comando:
 BCDEDIT /DELETE [IDENTIFIER] É isso aí. Agora você já sabe tudo o que é necessário para experimentar as versões completas dos produtos Microsoft. Aproveite!